Assuntos

#FAQ vida no Québec



O Centre Québec selecionou as perguntas mais recebidas sobre integração no Québec:

  1. Posso levar meus cachorros? Como é a aceitação dos Canadenses com os pets?Pode sim! É tranquilo e facil, quando chegar mais perto da hora de ir, é só falar com as empresas aéreas e ver o que eles pedem e quanto eles pedem.

  2. As casas para alugar em Quebec já têm um pouco de mobília? Ou É preciso investir muito nisso? Tem semi-mobiliada como nos chamamos, tanto casa como apartamento. Isso quer dizer que já tem geladeira e fogão. Também ambos casas e apartamentos já tem pia de cozinha e banheiro, armários de cozinha e de banheiro, luminárias, guarda-roupas. É bem diferente do Brasil... Porém, não recomendo alugar uma casa no inicio, tem apartamentos com cara de casa (que possuem uma porta de vidro que dá num quintal) e é muito mais barato e prático, no inicio, ser inquilino de algo pequeno e sem manutenção do exterior e do quintal.

  3. Após quanto tempo os brasileiros conseguem comprar a casa própria? São caras? Apos 2 anos trabalhando e ganhando 3 vezes o valor da hypothèque. Algumas são caras e outras não, depende onde e qual tipo e tamanho você procura. Pode procurar na internet, você achará muitas. Sugestão: http://www.kijiji.ca/b-immobilier/quebec/c34l9001 Nesse site tem para alugar e comprar. Pode escolher uma cidade só se quiser, é só selecionar no canto direto decima onde diz Québec (que é a província e depois escolher uma região).

  4. Existe plano de saúde particular? Ou somente consultas particulares? Muitas empresas oferecem planos de saúde particulares e também planos dentários. Mas não é realmente necessário.

  5. Como funciona no Quebec a questão do empregado autônomo, existe algum tipo de formalização que deverei fazer perante o governo do Quebec para trabalhar da mesma forma que aqui no Brasil? Qualquer um pode ser trabalhador autônomo, simplesmente precisa pedir no governo para ter um numero. É simples. O que você tem que verificar é se sua profissão tem um conselho. Se tiver, terá que ser reconhecido por eles. Para descobrir se existe demanda para trabalhador autônomo em determinada área, é bom que pesquisar na Internet para descobrir.

  6. Essas ONGs que ajudam imigrantes com as aulas de francês, tem por toda a província ou em algumas cidades apenas?

Tem pela província toda. O canada e o Québec inteiro é bem organizado, inclusive nas cidade pequenas!

  1. Existem salões de beleza em Quebec? Sim. Mas não são todos os países que possuem a cultura da maquiagem...

Há muitos cabeleireiros onde tem também serviços de esteticista, como os chamamos. Eles oferecem esses serviços, sim. Não ha tanta procura como no Brasil, pois é caro, mas ha sim.

  1. Como funciona a aposentadoria? Os anos trabalhados no Brasil valem para a aposentadoria no Canadá e vice versa. Sim, basta transferir o dinheiro e declarar no imposto de renda daqui. É simples e sem burocracia!

  2. Qual a idade mínima para se aposentar? A idade regular é 65 anos, mas pode ser a partir de 60.

  3. Qual o tempo de contribuição necessária para se obter a aposentadoria? Para se obter uma aposentadoria cheia, é necessário contribuir entre 41 a 43 anos.

Existe um valor máximo a ser pago de aposentadoria, por exemplo no Brasil é em torno de R$ 5.189,82. O valor máximo anual é de 14000$.

  1. Qual é o salário médio das profissões no Québec? Neste link é possível consultar o sálario por profissões e por região: https://www.canadavisa.com/canada-salary-wizard.html

Atenção: o Centre Québec, não participa/atua de forma alguma na seleção de pessoas/imigrantes nas vagas/oportunidades no Canadá, pois enquanto escola de idiomas, apenas divulga informações/novidades para alunos e comunidade externa em seus meios oficiais de comunicação. O Centre Québec também não presta qualquer tipo de serviço de consultoria para imigração e não cobra por qualquer informação relacionada. Todas as informações sobre o processo imigratório podem ser diretamente consultadas no site do ministério da imigração.

O Centre Québec não presta nem cobra qualquer tipo de serviço de consultoria/assessoria para imigração, pois todas as informações sobre o processo podem ser diretamente consultadas no site do ministério da imigração. Isso pode parecer estranho num primeiro momento, mas um fator cultural é importante de ser considerado nesse momento: a província canadense do Québec, assim como o Canadá e a maioria dos países estrangeiros possuem uma cultura que valoriza muito o esforço próprio para atingir determinado objetivo.

Além disso, o próprio site da Imigração Canadense do Québec afirma:

o MIDI (Ministério da Imigração, da Diversidade e de Inclusão do Québec) inclui em seus formulários instruções que permitem aos solicitantes preenchê-las por si mesmos. Não é necessário, portanto, o uso de serviços de um Intermediário para realizar os trâmites de imigração (…). Você pode conferir esta informação clicando aqui.


1/4

Prezados Alunos e Comunidade,

 

O Centre Québec, visando cada vez mais o bem-estar e saúde de todos, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, vem lhes comunicar que as aulas através de videoconferência (SKYPE) e o atendimento on-line de todas as atividades administrativas e pedagógicas da Escola estão suspensas por período indeterminado e serão retomadas tão logo seja possível e seguro para todos nós. 

 

Lamentamos que precisemos tomar essa medida, pois o contato humano nos é muito caro, porém nesse momento de pandemia, não há outra atitude a se tomar senão essa de ficarmos em nossas casas e de lá exercermos nossas atividades.

 

Gostaríamos também de ressaltar que as aulas continuarão ao vivo, sem a perda de nenhum conteúdo e/ou tempo  previsto em programa. Inclusive com as provas para aqueles que finalizarem o nível. Também gostaríamos de destacar e justificar a utilização da plataforma Skype, ela foi escolhida por ser a forma mais segura para todos de compartilhamento de dados, também com resultados mais eficazes que todas as outras testadas.

 

Enfatizamos que para toda e qualquer dificuldade na utilização do serviço, estamos prontos para ajudá-los imediatamente (facebook, skype, telefones - 41-30299239 e e-mail). Todos os nossos serviços - matrículas, nivelamento, informações, pagamentos, sugestões, reclamações, programação de aulas, etc - permanecem em pleno funcionamento, exceto o empréstimo de livros, cds e dvd.

 

Novamente, deixamos aqui nosso maior desejo de vê-los todos pessoalmente, em breve e com saúde plena. Que esses dias de reclusão nos deixem mais fortes e que consigamos nos motivar cada vez mais com o que temos de melhor que precisa ser o ser humano. 

 

Saúde e "courage à tous et à toutes"

Equipe Centre Québec

Funcionamento

Horário de atendimento especial durante a pandemia: de segunda a sexta, das 10h30 às 18h30; sábados, das 09h às 13h30.

Endereço

Rua Ivo Leão, 296, Portão Azul
Alto da Glória, Curitiba - PR
80030-180


 

Contato
Conecte-se 
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
  • RSS

© 2020 - Centre Québec.