Please reload

Assuntos

Québec aprova nova Lei de Imigração, sinaliza novidades para 2020 e envia convites para inscritos no ARRIMA

19/06/2019 - Atualizado: 05/07/2019

 

Novos convites para inscritos no Arrima já começaram a ser enviados em 04/07/19! Novas rodadas de convites continuarão sendo enviadas. 

 

 

O governo do Quebec aprovou, em 16 de junho de 2019, uma nova Lei de Imigração que tem como objetivo priorizar a seleção dos imigrantes por meio do Sistema Arrima. Encerra-se, desta forma, a avaliação dos processos de residência permanente que foram solicitados antes de 02 de agosto de 2018 e estavam arquivados. O governo acredita que muitos dos processos arquivados não preenchiam os requisitos exigidos, uma vez que anteriormente as solicitações eram avaliadas por ordem de chegada, sem uma prévia seleção dos perfis. Além disso, com o passar do tempo, a obtenção da residência permanente passou a ser condicionada a um maior domínio do francês, reduzindo o peso da área de formação, com o objetivo de que os novos imigrantes tivessem uma maior capacidade de adaptação cultural e linguística na província canadense. Atualmente o nível intermediário alto (B2) de francês é o mínimo necessário para pontuar pelo idioma.

 

No Sistema Arrima, que está disponível no endereço https://arrima.immigration-quebec.gouv.qc.ca/, os perfis não serão avaliados por ordem de chegada como era anteriormente, mas de acordo com critérios baseados na escolaridade, formação, tempo de experiência na área de formação, domínio de idiomas francês e inglês etc. Links com a tabela de pontos e lista de qualificações que pontuam estão disponíveis nesta página. Existe, inclusive, a intenção de aperfeiçoar os critérios de seleção, para que profissionais do setor de comércio e serviços que não possuem diploma universitário tenham maior visibilidade.

 

Tendo em vista que a nova Lei de Imigração foi aprovada, a partir de agora será dada prioridade aos solicitantes que já se encontram no Québec com residência temporária, visto de trabalho ou de estudo - uma vez que já estão integrados na sociedade - para que tenham o perfil avaliado na plataforma Arrima. Para este grupo, a previsão é que mais convites sejam enviados até 16/01/2020.

 

Os novos convites aos cadastrados no Arrima já começaram a ser enviados em 04/07/2019! Os selecionados terão 60 dias para apresentar um requerimento completo para ter andamento no processo do trabalhador qualificado a partir disso e receber, por fim, o Certificado de Seleção do Québec (CSQ). Novas rodadas de convites continuarão sendo enviadas. Notícia em francês aqui.

 

Aos interessados em imigrar que já possuem os requisitos necessários para dar entrada no processo, o governo os convida para cadastrarem seu perfil no Arrima. A intenção é de reduzir o tempo de processamento das solicitações selecionadas para seis meses. Além disso, o governo sinalizou que a partir de fevereiro de 2020, deverá ser disponibilizado um novo mecanismo que possibilitará aos recrutadores das empresas do Québec visualizarem o perfil daqueles que já solicitaram uma manifestação de interesse no sistema Arrima. A partir disso, poderão ser ofertadas vagas de emprego, e assim o Québec terá uma nova forma de repor a sua mão de obra qualificada com maior rapidez e eficácia. 

O comunicado oficial sobre a nova Lei de Imigração pode ser acessado em Francês nesta página.

A notícia, em Francês, que aborda a intenção do governo de disponibilizar uma ponte entre os perfis do sistema Arrima e as empresas do Québec está disponível nesta página.

Atenção: o Centre Québec não participa/atua de forma alguma na seleção de pessoas/imigrantes nas vagas/oportunidades no Canadá, pois enquanto escola de idiomas, apenas divulga informações/novidades para alunos e comunidade externa em seus meios oficiais de comunicação. O Centre Québec também não presta qualquer tipo de serviço de consultoria para imigração e não cobra por qualquer informação relacionada. Todas as informações sobre o processo imigratório podem ser diretamente consultadas no site do ministério da imigração. Isso pode parecer estranho num primeiro momento, mas um fator cultural é importante de ser considerado: a província canadense do Québec, assim como o Canadá e a maioria dos países estrangeiros possuem uma cultura que valoriza muito o esforço próprio para atingir determinado objetivo. Além disso, o próprio site da Imigração Canadense do Québec afirma:

"Arrima é um serviço gratuito. Não é necessário contratar os serviços de uma pessoa remunerada para preencher uma manifestação de interesse. Você pode conferir esta informação clicando aqui. Leia também: aviso sobre fraude clicando aqui.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Você gostou desta postagem?
Please reload

1/4

Prezados Alunos e Comunidade,

 

O Centre Québec, visando cada vez mais o bem-estar e saúde de todos, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, vem lhes comunicar que as aulas através de videoconferência (SKYPE) e o atendimento on-line de todas as atividades administrativas e pedagógicas da Escola estão suspensas por período indeterminado e serão retomadas tão logo seja possível e seguro para todos nós. 

 

Lamentamos que precisemos tomar essa medida, pois o contato humano nos é muito caro, porém nesse momento de pandemia, não há outra atitude a se tomar senão essa de ficarmos em nossas casas e de lá exercermos nossas atividades.

 

Gostaríamos também de ressaltar que as aulas continuarão ao vivo, sem a perda de nenhum conteúdo e/ou tempo  previsto em programa. Inclusive com as provas para aqueles que finalizarem o nível. Também gostaríamos de destacar e justificar a utilização da plataforma Skype, ela foi escolhida por ser a forma mais segura para todos de compartilhamento de dados, também com resultados mais eficazes que todas as outras testadas.

 

Enfatizamos que para toda e qualquer dificuldade na utilização do serviço, estamos prontos para ajudá-los imediatamente (facebook, skype, telefones - 41-30299239 e e-mail). Todos os nossos serviços - matrículas, nivelamento, informações, pagamentos, sugestões, reclamações, programação de aulas, etc - permanecem em pleno funcionamento, exceto o empréstimo de livros, cds e dvd.

 

Novamente, deixamos aqui nosso maior desejo de vê-los todos pessoalmente, em breve e com saúde plena. Que esses dias de reclusão nos deixem mais fortes e que consigamos nos motivar cada vez mais com o que temos de melhor que precisa ser o ser humano. 

 

Saúde e "courage à tous et à toutes"

Equipe Centre Québec

Funcionamento

de segunda a quinta, das 14h às 21h; sextas: das 14h30 às 20h30; sábados, das 09h às 13h30.

Endereço

Rua Ivo Leão, 296, Portão Azul
Alto da Glória, Curitiba - PR
80030-180


 

Contato
Conecte-se 
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
  • RSS

© 2020 - Centre Québec.