top of page

Como o Canadá está enfrentando o surto do novo coronavírus

Espero que todos estejam bem e desejo saúde a todos. Para quem pensa ou sonha em imigrar para o Québec / Canadá, compilei informações sobre os programas que o governo do Québec e do Canada oferecem à população. Acho interessante ver como o país se comporta diante de uma crise nova e com tantas repercussões. Querer morar num pais quando tudo vai bem é uma coisa, mas é importante saber o que esse país faz diante de calamidades e como trata sua população.

Posso dizer com orgulho que o governo tenta de várias maneiras ajudar os indivíduos e as empresas para conservar uma economia saudável. Os programas nascem de um dia para o outro, mudam de um dia para o outro (para melhor) assim que percebem falhas ou para levar em conta reclamações da população. Além das ajudas financeiras, há também a ajuda social.


Algumas das medidas:


  • auxilio aos trabalhadores: pagamento de 2000$ por mês por 4 meses para qualquer pessoa que perdeu parte ou todo seu salário por causa da covid-19 ( há exigências, mas é praticamente pra qualquer pessoa registrada, autônoma, que trabalhe em tempo integral ou parcial, tanto faz o número de habitantes da da casa (estudantes morando com seus pais também entram nessa regra).


Auxilio às empresas:


  • pagamento de 75% dos salários dos funcionários por 3 meses ou

  • acesso a um empréstimo de até 50.000$ (sendo 10.000$ que não precisará ser reembolsado) com 0% de juro;

  • pagamento de treinamento on-line para os funcionários parados (além do auxilio salário) a fim de permitir que os funcionários e empresas estejam prontos a se recuperarem mais rapidamente após o confinamento.


Auxilio ao indivíduo:


  • acesso a cesta de alimentos;

  • acesso a ajuda psicológica gratuita on-line.


Estive no Brasil entre 21 de fevereiro e 9 de março para ver família e amigos. Desejo de todo o meu coração que o governo do Brasil também ajude cada vez mais a todos e espero que passe rapidamente essa fase difícil e que a economia mundial se recupere rapidamente depois. Não podemos controlar o que acontece em nossas vidas, mas temos a liberdade de decidir nossas reações e ações. Podemos usar esse tempo para pensar no próximo e pensar em maneiras de ajudar o mundo nessa fase e depois. Vamos rezar juntos e pedir ajuda para todos.


Se seu sonho ainda é de se tornar canadense/quebequense, mas que ainda falta aprender o idioma, podemos ajudar sim. O Centre Québec está mantendo seus cursos remotamente, com aulas on-line e ao vivo para que possamos atender alunos de qualquer lugar.


Uma coisa que aprendi no Brasil é que a esperança nunca morre.

Paz, esperança e saúde a todos.


Abraço,


Geneviève Pépin-Filion

Diretora do Centre Québec



 

Caso tenha interesse, poderá encontrar abaixo os links com informações oficiais sobre os auxílios que estão sendo oferecidos (em francês):

Aide d’urgence aux petites et moyennes entreprises (COVID-19)

Prêt d'urgence à 0% d'intérêt, maximum 50 000$ dont 10 000$ ne devra pas être remboursé (don).

Qu’est-ce que la Prestation canadienne d’urgence?

Si vous avez cessé de travailler en raison de la COVID-19, la Prestation canadienne d’urgence peut vous fournir un soutien financier temporaire. Cette prestation offre 500 $ par semaine pour un maximum de 16 semaines.

Qui est admissible?

La Prestation sera offerte aux travailleurs qui :

  • résident au Canada et qui ont 15 ans ou plus (donc même les étudiants qui habitent chez leur parents);

  • ont cessé de travailler en raison de la COVID-19 et qui n’ont pas quitté leur emploi volontairement ou qui sont admissibles aux prestations régulières ou de maladie;

  • ont gagné un revenu d’au moins 5000 $ en 2019 ou dans les 12 mois précédant leur demande (donc même ceux qui travaillent habituellement à temps partiel);

  • sont, ou prévoient être, sans revenu d’emploi ou de travail indépendant pendant 14 jours consécutifs au cours de la période initiale de quatre semaines. Pour les périodes de prestations suivantes, ils s’attendent à ne pas toucher de revenu d’emploi ou de travail indépendant.

Outils pour trouver une banque alimentaire près de chez soi:

Outils pour trouver un organisme communautaire près de chez soi:

Page du gouvernement du Québec - information sur la Covid-19:

(cada um desses assuntos tem uma página com informações)

bottom of page