Assuntos

AQUI ESTÁ A AVALIAÇÃO DA MINHA CONTRA-EXPERIÊNCIA EM MONTREAL


Minha família e eu moramos aqui há 2 anos e meio em Montreal (MTL) e, francamente, mesmo com COVID e eu perdi meu emprego, não nos arrependemos.


Sim, perdemos em termos de salários e, a América do Norte obriga, você perde o emprego durante a noite aqui, mas se quiser, você pode.

Trabalhei para uma grande empresa de Quebec 3 meses depois de nossa chegada para a cidade de Montreal e meu sócio, que havia perdido seu salário pela metade em comparação com a França, logo assumirá uma posição muito boa e até ganhará mais do que em nosso antigo país !

Você só terá que mostrar humildade e não chegar em terreno conquistado; você não é o Messi!


Sim, há neve (embora este ano ...), é Canadá, não América do Sul!

Nós amamos invernos aqui! Acostuma-se muito rapidamente e, como são muito menos húmidos e com muito mais sol do que na Île de France, são mais agradáveis. A prova, embora tivéssemos uma sensação de -22 / -26 no último fim de semana, nos divertimos muito esquiando, escorregando e patinando no gelo sob um sol magnífico!

Essas temperaturas também são muito raras em Montreal; você só precisa saber como se cobrir adequadamente, isso é tudo. Saia dos assuntos de inverno franceses; de qualquer forma, você encontrará muitas boas oportunidades em KIJJIJI, o equivalente ao site LE BON COIN.


Os outonos são excelentes, o verão é escaldante (sério! Às vezes temos sensações de 35/40 graus em MTL) e tudo isso é tão apreciado. Que alegria sair sem casaco ou outras botas de neve e redescobrir a nossa cidade com o espírito litorâneo e cheiros de churrasco por todo o lado!


Quebec é uma província soberba (Charlevoix, Bas Saint Laurent, Quebec City, etc.) e Montreal é uma cidade muito bonita, cheia de vida fora da pandemia e também com recantos naturais muito bonitos. Também pode sair rapidamente da ilha para se aprofundar na natureza em 1h30, ora menos, ora mais.


Em termos de mobilidade, existe uma boa rede de autocarros / metro em MTL e viaturas self-service (COMMUNAUTO). Além disso, não precisamos comprar um veículo até agora.


Quanto à vida social agora ...

Disseram-nos que era difícil entrar no “círculo amigo do Quebeque” e isso não está totalmente errado. Na verdade, alguns diriam que não cabemos facilmente no quebequense. Pessoalmente, adoro o conceito de fazer muitas coisas juntos do lado de fora e manter a privacidade de sua casa.

Quanto ao círculo de amigos, ele é criado gradualmente, como em todos os lugares ...


A comida ... por que comprar das exportações francesas? É ridículo. Aos poucos, descobrimos os queijos locais, vinhos de outros lugares, etc., e nada do que reclamar.


A comida é mais cara, é verdade, até a compra local, mas outras coisas custam menos como lazer, gasolina, luz e até aluguel dependendo de onde você vem.

E aqui na MTL você pode fazer muitas coisas de graça com as crianças, como patinar no gelo, nadar, ir ao cinema, tênis, esqui cross-country, etc. Não muito longe, também existem praias muito bonitas, locais para praticar esqui, snowboard, locais para caminhadas, ...


Quanto ao idioma, sim, é diferente porque é Quebec francês. O que poderia ser mais normal encontrar diferenças linguísticas de tal forma que também as encontraremos ao mudar a região francesa. Os quebequenses mantiveram palavras que não usamos mais, são influenciados pelo inglês, etc. (como o francês da França que muda com a globalização e ondas de imigração).

Quanto a criticar o uso da língua francesa no Quebec, quando nós próprios não temos um bom domínio de gramática e conjugação (a julgar porque acabei de ler neste post) ...


Por fim, antes de nos mudarmos, nossa principal preocupação era com nosso filho (9 anos). Finalmente, ele ganhou muita confiança nesta sociedade que lhes dá um lugar muito grande e dentro de sua escola de Quebec que valoriza as crianças e as encoraja a se expressar e pensar por si mesmas.

Ele é como um peixe na água aqui e, acima de tudo, não quer voltar para a França.

Sim, também temos blues, momentos em que nos perguntamos se fizemos bem em imigrar, preocupações com nossas famílias nestes tempos de COVID, etc. (e você também os terá) mas claramente ganhamos qualidade de vida e, quando fizermos um balanço, não voltaríamos.


Por outro lado, se você emigrar pensando em encontrar uma região francesa, manter o mesmo status social / profissional ou menosprezar seu novo vizinho / colega por ser quebequense, ou mesmo preferir ficar entre seus pares franceses, fique com o seu dinheiro. e ficar no país.

Portanto, você não contribuirá com esse espírito que nos dá péssima reputação no exterior e evitará grandes frustrações. Esta avaliação de Nathalie L. segue uma avaliação negativa publicada no fórum e selecionada como mensagem do dia no site.

1/4

Prezados Alunos e Comunidade,

 

O Centre Québec, visando cada vez mais o bem-estar e saúde de todos, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, vem lhes comunicar que as aulas através de videoconferência (SKYPE) e o atendimento on-line de todas as atividades administrativas e pedagógicas da Escola estão suspensas por período indeterminado e serão retomadas tão logo seja possível e seguro para todos nós. 

 

Lamentamos que precisemos tomar essa medida, pois o contato humano nos é muito caro, porém nesse momento de pandemia, não há outra atitude a se tomar senão essa de ficarmos em nossas casas e de lá exercermos nossas atividades.

 

Gostaríamos também de ressaltar que as aulas continuarão ao vivo, sem a perda de nenhum conteúdo e/ou tempo  previsto em programa. Inclusive com as provas para aqueles que finalizarem o nível. Também gostaríamos de destacar e justificar a utilização da plataforma Skype, ela foi escolhida por ser a forma mais segura para todos de compartilhamento de dados, também com resultados mais eficazes que todas as outras testadas.

 

Enfatizamos que para toda e qualquer dificuldade na utilização do serviço, estamos prontos para ajudá-los imediatamente (facebook, skype, telefones - 41-30299239 e e-mail). Todos os nossos serviços - matrículas, nivelamento, informações, pagamentos, sugestões, reclamações, programação de aulas, etc - permanecem em pleno funcionamento, exceto o empréstimo de livros, cds e dvd.

 

Novamente, deixamos aqui nosso maior desejo de vê-los todos pessoalmente, em breve e com saúde plena. Que esses dias de reclusão nos deixem mais fortes e que consigamos nos motivar cada vez mais com o que temos de melhor que precisa ser o ser humano. 

 

Saúde e "courage à tous et à toutes"

Equipe Centre Québec

Funcionamento

Horário de atendimento especial durante a pandemia: de segunda a sexta, das 10h30 às 18h30; sábados, das 09h às 13h30.

Endereço

Rua Ivo Leão, 296, Portão Azul
Alto da Glória, Curitiba - PR
80030-180


 

Contato
Conecte-se 
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
  • RSS

© 2020 - Centre Québec.