Assuntos

Imigração francófona incita ganância




No final de 2020, o Canadá anunciou um grande aumento em seus limites de imigração para os anos de 2021 a 2023, com o objetivo duplo de fechar o déficit de 2020 e reavivar sua economia após a Covid-19. Os francófonos que desejam se estabelecer em outro lugar que não Quebec são particularmente visados.

Os números anunciados no final de outubro de 2020 pelo governo federal assumiram proporções sem precedentes: 401.000 novos imigrantes permanentes em 2021, 411.000 em 2022 e 421.000 em 2022 - para todo o Canadá. Este aumento é ainda mais substancial se o considerarmos à luz dos limites planejados para 2020 antes da pandemia, ou seja, 352.000 pessoas inicialmente esperadas, para um total estimado, em última análise, em cerca de 110.000 devido à Covid.

Tão positivo quanto para a imigração, o anúncio também surpreendeu alguns, enquanto o contexto da saúde ainda deixa sua cota de dúvidas sobre um ano de 2021. Mas se as fronteiras do país ainda estão fechadas para a maioria dos estrangeiros, muitos são os que acolhem a vontade manifestada para manter o curso sobre os objetivos da imigração, em particular francófona.


Atraia francófonos

Em 2019, a imigração francófona para o Canadá (fora de Quebec) representou apenas 2,82%, ou 8.465 pessoas. Promover o fortalecimento das minorias francófonas nas províncias anglófonas, algumas das quais muito frágeis, passou a ser uma prioridade do governo federal. Os candidatos que falam francês para a imigração permanente através do programa Express Entry recebem, portanto , 15 a 25 pontos se falarem francês e 30 a 50 pontos para candidatos bilíngües francês-inglês .

“Não é fácil se qualificar pelo Express Entry, o que dá uma grande vantagem aos francófonos”, explica Me Gabriel Faribault, advogado do escritório Immétis.

Só que, se falar francês pode ser uma vantagem significativa para imigrar, parece que a realidade da instalação é diferente. Portanto, fora de Quebec, o inglês continua sendo essencial para o trabalho. “Há uma relutância em ir para uma província de língua inglesa, porque é preciso dominar o inglês para se integrar”, resume Me Faribault, para quem o mais difícil talvez seja convencer os francófonos a atender ao apelo.


Entrada expressa, residência permanente em 6 meses

Mas, para motivar a imigração francófona para as províncias de língua inglesa, o programa Express Entry pode se orgulhar de seus argumentos de peso.

O Express Entry gerencia os aplicativos feitos em três fluxos de imigração econômica:

  • O Programa Federal de Trabalhadores Qualificados,

  • O Programa Federal de Comércios Especializados, e

  • A classe de experiência canadense.

Muitas vezes comparado ao equivalente federal do sistema Quebec Arrima, o Express Entry é baseado em uma seleção de candidatos de acordo com uma grade de pontos, concedida com base nos idiomas falados, diplomas, experiência de trabalho, etc. Como Arrima, a forma como o Express Entry funciona significa que alguns perfis provavelmente não serão qualificados. Mas, ao contrário do sistema de Quebec, a Express Entry é uma rota rápida e direta para a residência federal permanente. Na verdade, os prazos são normalmente de 6 meses após o depósito do pedido, e chegam a 7 ou 8 meses desde a pandemia. E, como este é um programa federal, que diz respeito à imigração para outras províncias que não Quebec, não há necessidade de se dirigir às autoridades de Quebec. A imigração via Express Entry escapa de Quebec,


Essas medidas competem com os planos de Quebec?

O desejo de atrair a imigração francófona de fora de Quebec não é novidade em Ottawa, mas desta vez chega em um momento específico. “  O momento é excelente” , sublinha Gabriel Faribault, que vê o endurecimento das condições de acesso à residência permanente de Quebec, aliado aos efeitos da pandemia no processamento dos pedidos, como argumento adicional para considerar a imigração para o Canadá por meio outras províncias.

Ele e seus colegas estão recomendando cada vez mais o Express Entry, que traz benefícios para alguns. “Para aqueles que desejam absolutamente ir para Quebec, explicamos que terão que viver em regime de provisório por no mínimo 4 ou 5 anos, com todos os problemas que isso acarreta”, explica.

Ainda assim, uma armadilha permanece nas engrenagens da Express Entry. Na verdade, nenhuma medida coercitiva ou punitiva está planejada para forçar os candidatos selecionados a se estabelecerem em outro lugar que não seja Quebec. Da mesma forma, parece que também não há acompanhamento dos imigrantes uma vez que eles são admitidos. “Entre os nossos clientes franceses, a questão surge sistematicamente”, diz Faribault, para sublinhar o interesse prioritário deste público por Quebec.

Uma falha que poderia ter consequências na realização de seus objetivos pelo Canadá, em benefício de Quebec. Mas, outro efeito pernicioso da situação, também poderia privar parcialmente Quebec de suas prerrogativas em questões de imigração, permitindo que os imigrantes contornassem completamente o componente provincial de seleção permanente.

Os advogados e consultores de imigração concordam em recomendar que os candidatos ao Express Entry estejam de boa fé ao enviar seus arquivos e vivam fora de Quebec por pelo menos um ano. Lembre-se, entretanto, que em caso de dúvida sobre as intenções do candidato, a Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá podem recusar seu pedido de residência permanente.

Mas lembremos também que, de acordo com a Carta Canadense de Direitos e Liberdades, não é ilegal que um residente permanente acabe vivendo em Quebec se não tiver conseguido trabalho em sua província de instalação.

1/4

Prezados Alunos e Comunidade,

 

O Centre Québec, visando cada vez mais o bem-estar e saúde de todos, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, vem lhes comunicar que as aulas através de videoconferência (SKYPE) e o atendimento on-line de todas as atividades administrativas e pedagógicas da Escola estão suspensas por período indeterminado e serão retomadas tão logo seja possível e seguro para todos nós. 

 

Lamentamos que precisemos tomar essa medida, pois o contato humano nos é muito caro, porém nesse momento de pandemia, não há outra atitude a se tomar senão essa de ficarmos em nossas casas e de lá exercermos nossas atividades.

 

Gostaríamos também de ressaltar que as aulas continuarão ao vivo, sem a perda de nenhum conteúdo e/ou tempo  previsto em programa. Inclusive com as provas para aqueles que finalizarem o nível. Também gostaríamos de destacar e justificar a utilização da plataforma Skype, ela foi escolhida por ser a forma mais segura para todos de compartilhamento de dados, também com resultados mais eficazes que todas as outras testadas.

 

Enfatizamos que para toda e qualquer dificuldade na utilização do serviço, estamos prontos para ajudá-los imediatamente (facebook, skype, telefones - 41-30299239 e e-mail). Todos os nossos serviços - matrículas, nivelamento, informações, pagamentos, sugestões, reclamações, programação de aulas, etc - permanecem em pleno funcionamento, exceto o empréstimo de livros, cds e dvd.

 

Novamente, deixamos aqui nosso maior desejo de vê-los todos pessoalmente, em breve e com saúde plena. Que esses dias de reclusão nos deixem mais fortes e que consigamos nos motivar cada vez mais com o que temos de melhor que precisa ser o ser humano. 

 

Saúde e "courage à tous et à toutes"

Equipe Centre Québec

Funcionamento

Horário de atendimento especial durante a pandemia: de segunda a sexta, das 10h30 às 18h30; sábados, das 09h às 13h30.

Endereço

Rua Ivo Leão, 296, Portão Azul
Alto da Glória, Curitiba - PR
80030-180


 

Contato
Conecte-se 
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
  • RSS

© 2020 - Centre Québec.