top of page

Québec atualiza lista de qualificações que pontuam no Arrima e governo anuncia teste para novos imig

Visando atender melhor as necessidades da província, o Ministério da Imigração do Québec atualizou a lista das qualificações que pontuam no Arrima, que é o sistema que processa as solicitações de residência permanente atualmente. Clique aqui para consultar a lista. As profissões ligadas à área de alta tecnologia e enfermagem permanecem com alta pontuação (se encontram na coluna da esquerda da tabela oficial).

O Arrima já selecionou 1.595 pessoas desde 4 julho de 2019. De acordo com o Ministério da Imigração, o Québec pretende receber 44.500 novos residentes permanentes em 2020. 22.000 deles seriam por meio da seleção de trabalhadores qualificados no Arrima.

Pixabay

Um estudo realizado pelo Conference Board of Canada identificou que a população de Québec tem envelhecido num ritmo maior que a média do Canadá, e com isso, existe a necessidade que a província receba em média 80 mil imigrantes por ano, exigindo, de certa forma, que sejam revistos os números de imigrantes que o governo está disposto a receber nos próximos anos.

Teste para os novos imigrantes

Outra mudança anunciada diz respeito a um teste que passará a ser aplicado a todas as pessoas que solicitarem a residência permanente. O Governo do Québec divulgou em 30 de outubro que a avaliação sobre os sobre valores democráticos de Quebec, conforme definido na Carta de Direitos Humanos e Liberdades da província, será aplicada a partir de 2020. Para receber o certificado, será necessário ter 75% de acertos e realizar o exame em até 60 dias após a solicitação do CSQ (Certificado de Seleção do Québec).

Pixabay

Em caso de resultado inferior ao mínimo, a avaliação poderá ser feita novamente. Após a segunda tentativa, os candidatos terão a opção de participar de um curso realizado pelo Ministério da Imigração.

A mudança afeta os candidatos os programas de imigração econômica, como o PEQ, e os programas de empreendedores e investidores, além das solicitações que forem processadas pelo Arrima. Apenas menores de 18 anos e pessoas impossibilitadas por alguma condição médica não precisarão realizar o teste.

Fonte: Ministério da Imigração do Québec / CIC News

Atenção: o Centre Québec não participa/atua de forma alguma na seleção de pessoas/imigrantes nas vagas/oportunidades no Canadá, pois enquanto escola de idiomas, apenas divulga informações/novidades para alunos e comunidade externa em seus meios oficiais de comunicação. O Centre Québec também não presta qualquer tipo de serviço de consultoria para imigração e não cobra por qualquer informação relacionada. Todas as informações sobre o processo imigratório podem ser diretamente consultadas no site do ministério da imigração. Isso pode parecer estranho num primeiro momento, mas um fator cultural é importante de ser considerado: a província canadense do Québec, assim como o Canadá e a maioria dos países estrangeiros possuem uma cultura que valoriza muito o esforço próprio para atingir determinado objetivo.

Além disso, o próprio site da Imigração Canadense do Québec afirma: "Arrima é um serviço gratuito. Não é necessário contratar os serviços de uma pessoa remunerada para preencher uma manifestação de interesse." Você pode conferir esta informação clicando aqui.

bottom of page