top of page

Informações sobre Imigração para o Canadá/Québec - Arrima


Fácil acesso: sites com informações oficiais sobre imigração para o Québec / Canadá

Basta clicar sobre o assunto desejado para acessar o site com a informação correspondente:

Links úteis

Atenção: o Centre Québec, não participa/atua de forma alguma na seleção de pessoas/imigrantes nas vagas/oportunidades no Canadá, pois enquanto escola de idiomas, apenas divulga informações/novidades para alunos e comunidade externa em seus meios oficiais de comunicação. O Centre Québec também não presta qualquer tipo de serviço de consultoria para imigração e não cobra por qualquer informação relacionada. Todas as informações sobre o processo imigratório podem ser diretamente consultadas no site do ministério da imigração. Isso pode parecer estranho num primeiro momento, mas um fator cultural é importante de ser considerado: a província canadense do Québec, assim como o Canadá e a maioria dos países estrangeiros possuem uma cultura que valoriza muito o esforço próprio para atingir determinado objetivo. Além disso, o próprio site da Imigração Canadense do Québec afirma:

"Arrima é um serviço gratuito. Não é necessário contratar os serviços de uma pessoa remunerada para preencher uma manifestação de interesse. Se você optar por contratar os serviços de uma pessoa remunerada, certifique-se de que essa pessoa é um representante autorizado pelo Ministério." Você pode conferir esta informação clicando aqui. Leia também: aviso sobre fraude clicando aqui.

Palestra on-line gratuita sobre imigração para o Canadá/Québec

No intuito de fornecer algumas informações gerais sobre o Canadá aos interessados, o Centre Québec oferece uma palestra gratuita on-line com a diretora do Centre Québec, Geneviève, que é canadense, fundou o Centre Québec Curitiba e atualmente mora em Sherbrooke, no Québec. De maneira informal e descontraída aborda as áreas em demanda no Québec, processo imigratório do trabalhador qualificado, diferenças no processo imigratório do Québec e processo das províncias inglesas do Canadá, como é a vida no Québec, aspectos culturais relevantes e quais são os pontos positivos e negativos de viver no país, situações engraçadas e curiosidades do dia a dia. A palestra está separada por temas. É possível assistir ao primeiro vídeo abaixo e encontrar todos os vídeos da palestra do Centre Québec separados por tema clicando aqui.


2 - Informações sobre processo do trabalhador qualificado


3 - Informações sobre visto de trabalho / vaga de emprego nas áreas de alta tecnologia, TI e Usinagem do site Québec na Cabeça:


Para entender melhor: o Canadá é o segundo maior país do mundo e um dos melhores para se viver. Sua população está em acelerado processo de envelhecimento e o governo está aberto à imigração visando repor sua mão de obra qualificada. O que entra em consideração da escolha dos trabalhadores qualificados:

  1. Formação/Qualificação - cada curso possui uma pontuação diferente;

  2. tempo de experiência profissional na área de formação/qualificação;

  3. fluência em francês e/ou inglês - só pontua a partir do nível intermediário alto, B2;

  4. filhos menores de 18 anos (países que precisam repor mão de obra qualificada precisam de crianças!) Para os casados, o cônjuge também ajuda a pontuar. É possível verificar todos os critérios que pontuam na tabela de pontos.

O Québec é uma província autônoma cujo idioma oficial é o francês e possui seu processo imigratório separado das demais províncias inglesas, o Mon Projet Quebec, que desde de 02 de agosto de 2018, com a nova Lei de Imigração, foi substituído pelo Sistema Arrima. Atualmente o Québec tem atraído muito interesse dos brasileiros, em razão das diferenças que possui por ter um processo imigratório separado da parte inglesa do Canadá. Os imigrantes têm encontrado na província um lugar com melhor qualidade de vida para morar, além de uma cultura mais próxima da brasileira em alguns aspectos, facilitando a integração. As áreas com alta demanda no Canadá (inclusive província canadense do Québec) são: engenharia, setores de alta tecnologia e tecnologia da informação. Inclusive, muitas empresas do Québec também têm recrutado periodicamente profissionais da área de alta tecnologia, TI, Usinagem e Saúde/Enfermagem que possuem domínio de francês e/ou inglês (clique aqui para acessar o site Québec na Cabeça). Em 2019, as missões de recrutamento serão em abril e setembro. As exigências variam de vaga para vaga. O contato com os candidatos, bem como a seleção e contração é feita diretamente pelas empresas, e não pelo Centre Québec, que enquanto escola de idiomas, apenas divulga as oportunidades para alunos e público externo em seus meios de comunicação. Acompanhe as notícias do Centre Québec sobre a missão de recrutamento do Québec na Cabeça: clique aqui

Como funciona o Arrima:

A partir do momento que a pessoa tiver os critérios que a tornem qualificada para o processo, terá primeiro que criar um perfil online do site do Arrima para o Ministério da Imigração do Quebec (MIDI). Os perfis no banco receberão uma pontuação baseada na experiência de trabalho qualificada, escolaridade, proficiência em francês ou inglês, auto-suficiência financeira etc. Em seguida, o sistema selecionará os candidatos com base em sua pontuação, garantindo que todos aqueles que manifestarem interesse possam ser avaliados, e que aqueles que o governo selecionar possam seguir com as próximas etapas do processo imigratório. É importante notar que possuir a pontuação mínima para a seleção não implica em garantia para candidatura a um Certificado de Seleção de Québec (Certificado de Seleção do Québec ou CSQ). Os perfis cadastrados serão válidos por 12 meses a partir da data de apresentação,e regularmente o Governo do Québec fará seleções dos candidatos, conforme sua necessidade.

A intenção é reduzir a seleção para menos de 12 meses no novo sistema, uma mudança bem-vinda em relação ao tempo de processamento de 32 meses que os pedidos arquivados em 2017 enfrentaram. E uma vez que o processo não seleciona mais apenas os primeiros que dão entrada, fica clara a intenção do Québec em selecionar e repor a mão de obra qualificada que tanto necessita sem deixar de assegurar que os selecionados tenham condição de se adaptar na província.

Essas recentes mudanças no processo imigratório ainda exigem que o interessado tenha domínio do idioma francês (no mínimo nível B2 do teste de proficiência TCF-Q) para que todos os imigrantes tenham interação sucedida na sociedade quebequense e rápida inserção no mercado de trabalho.

Acompanhe as notícias do Centre Québec sobre imigração para o Québec: clique aqui


Acompanhe as notícias do Centre Québec sobre imigração para o Canadá: clique aqui

Imigrar para uma província inglesa do Canadá

ou para a província do Québec?

Depende das preferências/identificações culturais de estilo de vida e de quais critérios no processo imigratório o interessado tem mais facilidade/disponibilidade para atender. Há bastantes cidades que atraem imigrantes, como Toronto, Vancouver e Ottawa na parte inglesa, e Montreal, Québec na província do Québec. Também há cidades menos conhecidas como Sherbrooke e Trois-Rivières. Cada cidade atende a um perfil diferente, e mesmo as cidades menos populosas podem ser um bom destino. Para facilitar sua pesquisa sobre os critérios do processo imigratório, recomendamos acessar os links com informações oficiais do ministério da imigração - no início desta postagem.

Enquanto escola de francês e inglês, o Centre Québec foca em preparar os interessados para os exames de proficiência, como o TCF-Q, TCF (turmas e aulas particulares de francês), TEF e IELTS (aulas particulares).


bottom of page