22/11/2019

Please reload

Assuntos

Informações sobre Imigração para o Canadá/Québec - Arrima

20/7/2018

 

Atualizado: 17/09/2019

Nesta página encontrará todas as informações atualizadas gratuitamente, para facilitar sua pesquisa.

Confira abaixo: palestra on-line sobre vida e trabalho na província canadense do Québec, texto abordando as principais dúvidas sobre imigração e links dos sites com informações oficiais, guias de imigração e avaliação de perfil.

 

 

Fácil acesso: sites com informações oficiais sobre imigração para o Québec / Canadá

 

Basta clicar sobre o assunto desejado para acessar o site com a informação correspondente:
 

 

Links úteis

 

 

Veja também: site Québec na Cabeça / Visto trabalho - Vagas de trabalho nas áreas de TI, usinagem, setores de alta tecnologia, engenharias e saúde/enfermagem.

 


Atenção: o Centre Québec não participa/atua de forma alguma na seleção de pessoas/imigrantes nas vagas/oportunidades no Canadá, pois enquanto escola de idiomas, apenas divulga informações/novidades para alunos e comunidade externa em seus meios oficiais de comunicação. O Centre Québec também não presta qualquer tipo de serviço de consultoria para imigração e não cobra por qualquer informação relacionada. Todas as informações sobre o processo imigratório podem ser diretamente consultadas no site do ministério da imigração. Isso pode parecer estranho num primeiro momento, mas um fator cultural é importante de ser considerado: a província canadense do Québec, assim como o Canadá e a maioria dos países estrangeiros possuem uma cultura que valoriza muito o esforço próprio para atingir determinado objetivo. Além disso, o próprio site da Imigração Canadense do Québec afirma:

 

"Arrima é um serviço gratuito. Não é necessário contratar os serviços de uma pessoa remunerada para preencher uma manifestação de interesse." Você pode conferir esta informação clicando aqui.
Leia também: aviso sobre fraude clicando aqui.

 

Palestra on-line gratuita sobre imigração para o Canadá/Québec

 

No intuito de fornecer algumas informações gerais sobre o Canadá aos interessados, o Centre Québec oferece uma palestra gratuita on-line com a diretora do Centre Québec, Geneviève, que é canadense, fundou o Centre Québec Curitiba e atualmente mora em Sherbrooke, no Québec. De maneira informal e descontraída aborda as áreas em demanda no Québec, processo imigratório do trabalhador qualificado, diferenças no processo imigratório do Québec e processo das províncias inglesas do Canadá, como é a vida no Québec, aspectos culturais relevantes e quais são os pontos positivos e negativos de viver no país, situações engraçadas e curiosidades do dia a dia. A palestra está separada por temas. É possível assistir ao primeiro vídeo abaixo e encontrar todos os vídeos da palestra do Centre Québec separados por tema clicando aqui.

 

2 - Informações sobre processo do trabalhador qualificado (o vídeo foi gravado antes do lançamento do sistema Arrima, mas aborda informações gerais do processo que permanecem válidas com o novo sistema).

 

3 - Informações sobre visto de trabalho / vaga de emprego nas áreas de alta tecnologia, TI e Usinagem do site Québec na Cabeça:

 

Para entender melhor o processo do trabalhador qualificado do Québec (imigração / residência permanente): 

 

O Canadá é o segundo maior país do mundo e um dos melhores para se viver. Sua população está em acelerado processo de envelhecimento e o governo está aberto à imigração visando repor sua mão de obra qualificada. 

O que entra em consideração da escolha dos trabalhadores qualificados:

  • Formação/Qualificação - cada curso possui uma pontuação diferente;

  • tempo de experiência profissional na área de formação/qualificação;

  • fluência em francês e/ou inglês - só pontua a partir do nível intermediário alto, B2;

  • filhos menores de 18 anos.

  • para os casados, o cônjuge também ajuda a pontuar. É possível verificar todos os critérios que pontuam na tabela de pontos.

O Québec é uma província autônoma cujo idioma oficial é o francês e possui seu processo imigratório separado das demais províncias inglesas, o Mon Projet Quebec, que desde de 02 de agosto de 2018, com a nova Lei de Imigração, foi substituído pelo Sistema Arrima, que já está fazendo a seleção dos perfis e enviando convites aos selecionados.

 

Atualmente o Québec tem atraído muito interesse dos brasileiros, em razão das diferenças que possui por ter um processo imigratório separado da parte inglesa do Canadá e por ser área em crescente desenvolvimento. Os imigrantes têm encontrado na província um lugar com melhor qualidade de vida para morar, além de uma cultura mais próxima da brasileira em alguns aspectos, facilitando a integração. 



As áreas com alta demanda no Canadá (inclusive província canadense do Québec) são: engenharia, setores de alta tecnologia e tecnologia da informação. 

Inclusive, muitas empresas do Québec também têm recrutado periodicamente profissionais da área de alta tecnologia, TI,  Usinagem e Saúde/Enfermagem que possuem domínio de francês e/ou inglês (clique aqui para acessar o site Québec na Cabeça). Em 2019, as missões de recrutamento serão em abril e setembro. As exigências variam de vaga para vaga. O contato com os candidatos, bem como a seleção e contração é feita diretamente pelas empresas, e não pelo Centre Québec, que enquanto escola de idiomas, apenas divulga as oportunidades para alunos e público externo em seus meios de comunicação. Acompanhe as notícias do Centre Québec sobre a missão de recrutamento do Québec na Cabeça: clique aqui

Como funciona o Arrima: 

 

A partir do momento que a pessoa tiver os critérios que a tornem qualificada para o processo, terá primeiro que criar um perfil online do site do Arrima para o Ministério da Imigração do Quebec (MIDI). Os perfis no banco receberão uma pontuação baseada na experiência de trabalho qualificada, escolaridade, proficiência em francês ou inglês, auto-suficiência financeira etc. Em seguida, o sistema selecionará os candidatos com base em sua pontuação, garantindo que todos aqueles que manifestarem interesse possam ser avaliados, e que aqueles que o governo selecionar possam seguir com as próximas etapas do processo imigratório. Novos convites para inscritos no Arrima já começaram a ser enviados em 04/07/19! E novas rodadas de convites continuarão sendo enviadas.

É importante notar que possuir a pontuação mínima para a seleção não implica em garantia para candidatura a um Certificado de Seleção de Québec (Certificado de Seleção do Québec ou CSQ). Os perfis cadastrados serão válidos por 12 meses a partir da data de apresentação, e regularmente o Governo do Québec fará seleções dos candidatos, conforme sua necessidade. 

 

 

Atualização: o governo do Quebec aprovou, em 16 de junho de 2019, uma nova Lei de Imigração que tem como objetivo priorizar a seleção dos imigrantes por meio do Sistema Arrima. Encerra-se, desta forma, a avaliação dos processos de residência permanente que foram solicitados antes de 02 de agosto de 2018 e estavam arquivados. O governo acredita que muitos dos processos arquivados não preenchiam os requisitos exigidos, uma vez que anteriormente as solicitações eram avaliadas por ordem de chegada, sem uma prévia seleção dos perfis. Além disso, com o passar do tempo, a obtenção da residência permanente passou a ser condicionada a um maior domínio do francês, reduzindo o peso da área de formação, com o objetivo de que os novos imigrantes tivessem uma maior capacidade de adaptação cultural e linguística na província canadense.

 

Atualmente o nível intermediário alto (B2) de francês é o mínimo necessário para pontuar pelo idioma. No Sistema Arrima, os perfis não serão avaliados por ordem de chegada como era anteriormente, mas de acordo com critérios baseados na escolaridade, formação, tempo de experiência na área de formação, domínio de idiomas francês e inglês etc. Existe, inclusive, a intenção de aperfeiçoar os critérios de seleção, para que profissionais do setor de comércio e serviços que não possuem diploma universitário tenham maior visibilidade futuramente. 

 

Os novos convites aos cadastrados no Arrima já começaram a ser enviados em 04/07/2019!

 

Os selecionados terão 60 dias para apresentar um requerimento completo para ter andamento no processo do trabalhador qualificado a partir disso e receber, por fim, o Certificado de Seleção do Québec (CSQ). Novas rodadas de convites continuarão sendo enviadas. 

 

Aos interessados em imigrar que já possuem os requisitos necessários para dar entrada no processo, o governo os convida para cadastrarem seu perfil no Arrima. A intenção é de reduzir o tempo de processamento das solicitações selecionadas para seis meses. Além disso, o governo sinalizou que a partir de fevereiro de 2020, deverá ser disponibilizado um novo mecanismo que possibilitará aos recrutadores das empresas do Québec visualizarem o perfil daqueles que já solicitaram uma manifestação de interesse no sistema Arrima. A partir disso, poderão ser ofertadas vagas de emprego, e assim o Québec terá uma nova forma de repor a sua mão de obra qualificada com maior rapidez e eficácia.

 

 

Acompanhe as notícias do Centre Québec sobre imigração para o Québec: clique aqui

Leia depoimentos de ex-alunos que imigraram para o Québec: clique aqui.

 

 

Acompanhe as notícias do Centre Québec sobre imigração para o Canadá: clique aqui
 

 

Imigrar para uma província inglesa do Canadá

ou para a província do Québec?

 

Depende das preferências/identificações culturais de estilo de vida e de quais critérios no processo imigratório o interessado tem mais facilidade/disponibilidade para atender. Há bastantes cidades que atraem imigrantes, como Toronto, Vancouver e Ottawa na parte inglesa, e Montreal, Québec na província do Québec. Também há cidades menos conhecidas como Sherbrooke e Trois-Rivières. Cada cidade atende a um perfil diferente, e mesmo as cidades menos populosas podem ser um bom destino. Para facilitar sua pesquisa sobre os critérios do processo imigratório, recomendamos acessar os links com informações oficiais do ministério da imigração - no início desta postagem.
 

Enquanto escola de francês e inglês, o Centre Québec foca em preparar os interessados para os exames de proficiência, como o TCF-Q, TCF (turmas e aulas particulares de francês), TEF e IELTS (aulas particulares).
 

 

  

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Você gostou desta postagem?
Please reload

Receba informações sobre turmas, descontos exclusivos e postagens do Blog do Centre Québec

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
  • RSS
Funcionamento

de segunda a quinta, das 14h às 21h; sextas: com horário agendado; sábados, das 09h às 13h30.

Endereço

Rua Ivo Leão, 296, Portão Azul
Alto da Glória, Curitiba - PR
80030-180


 

Contato
Conecte-se 
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
  • RSS

© 2019 - Centre Québec.