top of page

Québec suspende mudanças no programa PEQ (estudo e trabalho)

Atualização 09/11: As medidas anunciadas abaixo foram suspensas em 08/11 e o governo pretende reavaliar os critérios que serão adotados futuramente no programa PEQ (estudo e trabalho).


Para entender melhor: a província canadense do Québec havia introduzido algumas mudanças que afetariam o Programa de Experiência de Québécoise (PEQ estudo e trabalho). Algumas dessas alterações entrariam em vigor em novembro, enquanto outras só passariam a valer em 2020. A princípio, elas afetariam as solicitações de imigração que estão em andamento e as futuras.


Em razão das mudanças divulgadas não terem sido bem recebidas, antes da suspensão, o ministro da Imigração de Quebec, Simon Jolin-Barrette, havia anunciado que uma cláusula de direito adquirido seria validada para atender as pessoas que já estão estabelecidas em Quebec como trabalhadores temporários ou estudantes.



(Imagem: Pixabay)


Recebimento de solicitações PEQ-estudo


Conforme informado em postagem anterior (clique aqui para ler), o Québec havia suspendido temporariamente o recebimento dos pedido de seleção permanente por meio do PEQ-estudo entre os meses de julho e outubro. A partir de 01/11/19, os pedidos voltaram a ser recebidos normalmente.


Mas a partir de 01 de novembro, caso as mudanças passassem a valer, para ser elegível ao programa PEQ-estudo, seria necessário ter uma das qualificações da nova lista divulgada e atender a outros requisitos detalhados no site do Ministério da Imigração que diziam respeito à carga horária do curso e de prática profissional na área de formação. Mais informações podem ser consultadas nesta página, em francês.



Mudanças no PEQ-trabalho suspensas


Uma das mudanças suspensas dizia respeito a uma lista de ocupações em demanda que seria usada como critério de seleção dos trabalhadores temporários que fossem solicitar a residência permanente, pois seria necessário ocupar uma das profissões listadas de acordo com o período estabelecido para cada categoria de atividade. A lista está disponível apenas em francês e pode ser consultada aqui.

  • Para as ocupações da nova lista com classificação 0, A ou B, seria necessário ter 12 meses de experiência profissional no Québec.

  • Para as profissões C ou D da lista, seria necessário completar de 18 meses de experiência profissional na província.


Requisitos de idioma


Outra mudança dizia respeito ao nível de francês exigido para o casal que solicita a residência permanente por meio do PEQ, tanto por estudo quanto por trabalho, pois visando melhor adaptação na província, a partir de janeiro de 2020 seria necessário que ambos tenham o nível intermediário alto (B2) de francês.


Seria possível atestar o domínio do idioma de três maneiras:

  • por meio de um teste padronizado;

  • atendendo aos critérios estabelecidos por um conselho profissional ou

  • concluindo pelo menos três anos de estudos em tempo integral em francês no ensino médio ou superior.

Fonte: Ministério da Imigração do Québec / Lapresse Atenção: o Centre Québec não participa/atua de forma alguma na seleção de pessoas/imigrantes nas vagas/oportunidades no Canadá, pois enquanto escola de idiomas, apenas divulga informações/novidades para alunos e comunidade externa em seus meios oficiais de comunicação. O Centre Québec também não presta qualquer tipo de serviço de consultoria para imigração e não cobra por qualquer informação relacionada. Todas as informações sobre o processo imigratório podem ser diretamente consultadas no site do ministério da imigração. Isso pode parecer estranho num primeiro momento, mas um fator cultural é importante de ser considerado: a província canadense do Québec, assim como o Canadá e a maioria dos países estrangeiros possuem uma cultura que valoriza muito o esforço próprio para atingir determinado objetivo.


Além disso, o próprio site da Imigração Canadense do Québec afirma: "Arrima é um serviço gratuito. Não é necessário contratar os serviços de uma pessoa remunerada para preencher uma manifestação de interesse." Você pode conferir esta informação clicando aqui.

bottom of page