COMO ENCONTRAR UM EMPREGO NO CANADÁ


A menos que você já tenha um emprego quando chegar, como é o caso de quem se beneficia dos procedimentos do LMIA , a primeira coisa a se organizar é encontrar um emprego. Obviamente, há uma grande seleção de ferramentas online e daremos conselhos para orientá-lo e facilitar as coisas para você neste processo, que pode ser tedioso em seu novo ambiente.

Para começar, você deve saber que o Canadá está repleto de todos os tipos de oportunidades e que enfrenta uma escassez de mão de obra sem precedentes, apesar da situação atual. No entanto, lembre-se de que você está em um novo território e as convenções não são as mesmas.



ADAPTE O SEU CV


Sem networking, o CV é sua primeira porta de entrada para o mercado de trabalho. Embora você possa ter criado um currículo com base em seu perfil de pesquisa, você deve estar ciente de que a formatação não é a mesma para o mercado norte-americano. Existem diferenças fundamentais tanto na apresentação quanto nas informações que você deve indicar.

Em primeiro lugar, não indicamos sua idade, data de nascimento ou estado civil. Nenhuma foto de passaporte é necessária. Todas essas informações são pessoais e é considerado discriminatório solicitá-las a um candidato, portanto, não as exiba.

Também recomendamos que você crie um currículo para cada emprego para o qual se candidatar, em vez de usar o mesmo currículo mais geral. A empresa para a qual você deseja trabalhar certamente estará interessada em certos detalhes específicos que podem atraí-los. Vá direto ao ponto e componha de forma concisa, sem dispersão desnecessária, os norte-americanos gostam de ser diretos. Portanto, evite a longa lista de empregos que você ocupou, por exemplo, e concentre-se nos mais relevantes para a posição que você cobiça.

No Canadá, não é obrigatório anexar uma carta de apresentação ao seu currículo, mas pode lhe dar a oportunidade de explicar por que você está particularmente interessado neste trabalho. Uma redação cuidadosa pode aumentar a eficácia de sua consulta.



EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMAS


É importante saber a equivalência de seus diplomas de seu país de origem com os de Quebec. Atualizamos nossa página sobre a equivalência de diplomas França / Quebec . Se você vem de um país onde não há acordo com Quebec, você deve ter seus diplomas ou estudos reconhecidos.


Existem várias maneiras de ter seus estudos e diploma reconhecidos em Quebec. As etapas a serem executadas variam de acordo com sua situação e seus objetivos.

Algumas profissões fazem parte de ordens profissionais.Se você deseja exercer uma profissão regulamentada ou comércio em Quebec, você deve ter suas habilidades adquiridas fora de Quebec reconhecidas pelo órgão regulador que rege esta profissão. Isso significa que, para exercer essas profissões e ofícios, certas condições devem ser atendidas. Isso também pode exigir a conclusão bem-sucedida de treinamento de atualização, estágio e exames.



PLATAFORMAS DE BUSCA DE EMPREGOS


A maioria das ofertas de empregos é publicada nos principais sites canadenses de busca de empregos. Alguns sites são especializados em uma ou mais áreas e pode ser mais fácil começar pesquisando nesses diretórios. Compilamos e atualizamos a lista de diretórios de pesquisa de empregos em Quebec e no resto do Canadá:


Observe que, se sua profissão estiver na lista de profissões elegíveis para processamento simplificado, seu empregador poderá realizar o processo de imigração para obter uma autorização de trabalho temporária. O empregador precisará apresentar uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho ( LMIA ) para fazer isso.



CARTA DE RECOMENDAÇÃO


No Canadá, os empregadores são particularmente sensíveis às cartas de recomendação. É uma prática comum que faz parte da rede. Principalmente porque você não tem experiência no país e as experiências no seu país de origem não terão o mesmo valor aos olhos dos recrutadores. Coloque as probabilidades a seu favor e aproveite o bom relacionamento que você tinha com seu empregador anterior. Use também quaisquer conexões que você possa ter com suas conexões locais. Lembre-se de que obter atenção suficiente para conseguir uma entrevista de emprego é mais importante.



ENTREVISTA DE EMPREGO


Durante a entrevista de emprego, é fundamental que você preste muita atenção à pessoa com quem está falando. Não fale muito, mantenha um perfil baixo, uma atitude humilde é muito valorizada no Canadá, não apreciamos particularmente os grandes egos, privilegiamos o lado humano. Deixe a pessoa falar, ouvir e apenas responder às perguntas feitas. Normalmente, os canadenses não gostam de confronto e preferem a conciliação, especialmente durante uma entrevista de emprego.

Observe também a sua linguagem corporal, mantenha-se sorridente e positivo.

No final, são suas qualidades para este trabalho que serão privilegiadas, e seu recrutador permanecerá focado no que você pode trazer para sua empresa. Seus talentos serão examinados, bem como sua capacidade de ingressar e interagir com uma equipe.