top of page

Um pouco da História do Canadá


Quem são os habitantes originais do Canadá?

O Canadá é um país da América do Norte localizado na parte norte. É o segundo maior país do mundo depois da Rússia. Além disso, o Canadá possui mais de 37,59 milhões de habitantes, com uma área de 9.984.670 km2. Esse crescimento é resultado da proximidade com os Estados Unidos e de uma força de trabalho altamente qualificada. As relações entre canadenses de todas as origens agora são pacíficas.

Na verdade, nem sempre foi esse o caso entre as comunidades das primeiras nações (os nativos) e os governos dos sucessivos Canadá. Isso levou a massacres de ambos os lados e às vezes resultou em um verdadeiro genocídio. O povo das Primeiras Nações não era o povo Métis ou Inuit. Eles eram pessoas com uma cultura totalmente diferente.

Conseqüentemente, o atual povo canadense quer se unir e deseja contar com a assimilação total dos indígenas. O governo federal está criando uma Comissão de Verdade e Reconciliação para proteger principalmente os direitos dos povos indígenas. Ela também tenta preservar suas terras ancestrais.

Povos indígenas que encontramos no Canadá

O Canadá é uma monarquia constitucional. Ele também pertence à Comunidade ao mesmo tempo em que é a mesma organização da Francofonia. Oficialmente, os canadenses usam duas línguas, incluindo o francês para Quebec e o inglês para as outras províncias.

Este país é habitado por indígenas de origem francesa e britânica. Então, cerca de 12.000 anos atrás, no final da Idade do Gelo, o solo foi liberado pelo gelo. Isso deu origem ao Quebec atual. Na verdade, esse fenômeno natural permitiu o acesso ao Alasca e ao leste da Sibéria. Da mesma forma, o estreito de Bering tornou-se habitável.

Como resultado, uma onda de migração começou. Esses são os povos indígenas. Estes são constituídos pelos primeiros povos do Canadá, seguidos pelos ameríndios, os Inuit e os Métis.

Os ameríndios são, portanto, considerados as primeiras nações ou os povos indígenas do Canadá. Eles representam a maioria da população aborígine, aproximadamente 64%. Além disso, eles vêm principalmente da Ásia e da Sibéria. Os Inuit são membros de um povo nativo das regiões árticas da América do Norte. Mais precisamente, eles são caçadores nômades.

Como resultado, esse estilo de vida precoce ou tardio os levará a se estabelecer no Canadá. Hoje, há um total de 150.000 Inuit na Groenlândia, Canadá e Estados Unidos. Portanto, eles não têm os mesmos ancestrais dos ameríndios.

Compartilhando seu país com outras nações e povos, este último também gerou populações mistas.

Canadenses franceses, sua colonização

Durante a colonização, as grandes potências europeias, incluindo a França, como sabemos, organizaram explorações. Nesse caso, eles queriam descobrir novas terras e novas riquezas. Isso os levou, mais cedo ou mais tarde, a descobrir o Novo Mundo.

Mais tarde, eles quiseram impor a fé cristã e sua civilização neste continente. Então, eles enviaram colonos para ocupar essas terras recém-descobertas e conquistadas. Os franceses são os primeiros a conseguir se estabelecer no território do Canadá.

Mas eles tiveram que compartilhar suas terras com povos indígenas como os iroqueses e os mohawks. A primeira cidade onde os colonos se estabeleceram foi chamada de "Nova França". É também a maior possessão francesa na América do Norte até 1763. Observe que o Canadá se tornou uma colônia francesa em 1534.

A história significa que os canadenses franceses e os canadenses anglo-saxões tiveram que coabitar e formar uma única nação com os nativos. Atualmente os francófonos representam apenas 30% da população canadense total. Na província de Quebec, 83% das pessoas têm o francês como língua materna.

A isso adicionamos bilíngues e alofones. Como a Colúmbia Britânica, há apenas 4% de francófonos no Canadá, se não contarmos o Quebec. Deve-se notar que existem várias outras minorias linguísticas no Canadá.

Assim, o povo canadense tem uma minoria indígena. Em muitas províncias, até dialetos nativos ainda são usados.

Depois dos franceses, os britânicos.

Embora a conquista colonial da França tenha começado em 1535, os britânicos começaram a explorar o Canadá em 1497. Somente em 1759, com a independência dos Estados Unidos, Quebec (Canadá) foi invadido pela Coroa Inglesa.

Obviamente, as tropas do Reino Unido eram muito superiores às da França. É por isso que a grande maioria do território canadense foi capturada por esses primeiros. Apesar de seus esforços, os ingleses não conseguiram expulsar os canadenses franceses de Quebec. Além disso, eles coabitaram juntos.

Leis foram introduzidas para pacificar essa coabitação, incluindo textos sobre direitos de linguagem. Existem atualmente mais de 24 milhões de falantes de inglês no Canadá. Embora este último seja membro da Commonwealth, ele mantém sua independência política. Além de francófonos e anglófonos, outras comunidades se estabeleceram no Canadá.

Existem descendentes de vikings, acadianos, africanos e latino-americanos. Anteriormente, os maiores grupos aborígenes do Canadá agrupavam-se em torno dos Grandes Lagos. Agora seu território está consideravelmente reduzido. Eles, no entanto, aspiram à autodeterminação. Existe uma lei indiana no Canadá.

bottom of page